INGRESSO

 

O ingresso no esquadrão é voluntário para membros ativos da FAB: Oficiais de Infantaria e Graduados (Sargentos) e militares de outros Quadros.

Em 1982, teve início o primeiro Curso Operacional PARA-SAR, visando o preparo completo de seus integrantes para o cumprimento de missões de Busca e Salvamento.

Devido aos intervalos entre os estágios, levava-se por vezes até cinco anos para concluir a formação operacional. Buscando reduzir esse tempo, surge em 1994 o chamado "mochilão", fazendo os estágios acontecerem em sequência ininterrupta, reduzindo para um ano a duração do curso.

Neste mesmo ano teve início o primeiro Curso de Paraquedista Militar da Aeronáutica, ministrado pelo PARA-SAR nas instalações da Academia da Força Aérea durante suas fases básica e técnica, tendo sido mantido ativo até 1999.

Hoje a formação operacional do efetivo é realizada através de cursos ministrados pelo próprio PARA-SAR e demais Forças Armadas, e abrange os níveis de operacionalidade em Operações Especiais e de Busca e Salvamento.