BUSCA E RESGATE

 CURSO DE SALVAMENTO E RESGATE




ACESSO A AERONAVES.


OBJETIVO Visa dar ao instruendo condições de, com rapidez e segurança, realizar a exfiltração de sobreviventes de aeronaves acidentadas.

COMBATE A INCÊNDIO

OBJETIVO Visa capacitar o instruendo a debelar princípios de incêndio de diferentes classes, utilizando os diversos agentes extintores adequados a cada caso.


MÁQUINAS, MOTORES E EQUIPAMENTO RÁDIO

OBJETIVO Visa habilitar o instruendo a operar os recursos materiais mais comumente disponíveis e utilizados pelas diversa unidades de busca e salvamento da FAB no cumprimento de missões SAR.

MERGULHO LIVRE

OBJETIVO Visa dar ao instruendo noções básicas de atividades sub aquáticas e adaptação ao equipamento básico, a fim de capacitá-lo a empregar esses recursos em situações de salvamento na água

OPERAÇÕES HELITRANSPORTADAS

OBJETIVO Visa capacitar o instruendo a utilizar as diversas aeronaves de asas rotativas da FAB como plataforma para as missões de busca, salvamento e resgate

ORIENTAÇÃO E BUSCA TERRESTRE

OBJETIVO Visa fornecer ao instruendo conhecimentos necessários a permitir orientação nos mais diversos terrenos, bem como capacitá-los a executar os diversos padrões de busca terrestre.

SOBREVIVÊNCIA NO MAR

OBJETIVO Visa fornecer ao instruendo conhecimento sobre o quadro físico-emocional a que está submetida uma vítima de incidente SAR que venha a entrar em situação de sobrevivente no mar.

SOBREVIVÊNCIA NA SELVA

OBJETIVO Visa fornecer ao instruendo conhecimentos sobre o quadro físico-emocional a que está submetida uma vítima de incidente SAR que venha a entrar em situação de sobrevivente em selva.

TÁTICA DE COMBATE SAR

OBJETIVO Capacitar o aluno a realizar diferentes tipos de buscas sub-aquáticas.


ESTÁGIOS REALIZADOS DURANTE O CURSO

ESTÁGIO DE MONTANHISMO

OBJETIVO Capacitar o aluno a realizar escaladas em montanha visando a necessidade de uma ação de salvamento em terreno montanhoso.

ESTÁGIO TEÓRICO DE BUSCA E SALVAMENTO

OBJETIVO Capacitar o aluno a realizar buscas com equipes terrestres e teoria geral de busca e salvamento.

ESTÁGIO DE CAPACITAÇÃO EM SOCORRO PRÉ-HOSPITALAR MILITAR – MÓDULO I

OBJETIVO Capacitar o aluno a realizar escaladas em montanha visando a necessidade de uma ação de salvamento em terreno montanhoso.

AVALIAÇÕES REALIZADAS DURANTE O CURSO


O curso tem por objetivo a formação dos integrantes das equipes de resgate da FAB, conhecidos como resgateiros, e que atuam a partir da plataforma de asas rotativas e fixas.

Os militares são graduados e oficiais oriundos de diversas unidades da FAB em todo o País. É aberto também para outras Forças Armadas, Polícias Militares e Federais e Corpos de Bombeiros.

Após três meses, eles finalizam a edição do curso SAR (do inglês, Search And Rescue) ministrado pelo Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento (PARA-SAR).

Os alunos participaram de instruções em diversos ambientes. Após um nivelamento tático, em Pirassununga (SP), iniciaram a fase de montanha, com atividades que envolveram rapel, marchas e tirolesa, culminando com a escalada do pico Cuzcuzeiro, localizado na cidade.

A fase de operações helitransportadas, no Rio Janeiro (RJ), exige um grande esforço dos alunos. Ao longo de cinco dias, são realizados içamentos, rapeis e fast rope (técnica de desembarque rápido em que o combatente apenas calça luvas e agarra-se ao cabo que o conduz do helicóptero ao solo).

Na etapa de mar, os militares participaram de um teste de sobrevivência no qual permaneceram três dias em um bote na praia do Forte Imbuhy, em Niterói (RJ).

Posteriormente, em Campo Grande (MS), é ministrado o Estágio Teórico de Busca e Salvamento (ETBS) e o curso de Técnica de Socorro e Manutenção da Vida (TSMV), que tem participação de instrutores do Esquadrão Pelicano (2°/10° GAV) e do Corpo de Bombeiros do Mato Grosso do Sul.

Já no Campo de Provas Brigadeiro Velloso (CPBV), na Serra do Cachimbo, Sul do Pará, ocorre o módulo de vida na selva e operações de Busca e Salvamento em Combate (C-SAR, do inglês, Combat – Seach And Rescue), em que são ministradas oficinas sobre abrigos, armadilhas e obtenção de alimentos. Durante cinco dias, os alunos permanecem na mata isolada, a fim de serem treinados para desenvolver técnicas de resgate em combate.

“O curso capacitou os militares para cumprir a missão de busca e salvamento, além de busca e salvamento em combate, com todo o embasamento com táticas, técnicas e procedimentos SAR e C-SAR. Desta forma, cabem aos alunos aperfeiçoarem o que aprenderam a fim de empregarem o conhecimento nas diversas equipes de resgate em que atuarão nas unidades espalhadas pelo Brasil”, comentou o coordenador do curso do ano de 2016, Capitão de Infantaria Igor Duarte Fernandes.

Ao final do curso os militares receberam o brevê e o gorro laranja, que são símbolos da atividade SAR.



























Juramento sar


- É meu dever, como membro do serviço de busca e salvamento

socorrer feridos e salvar vidas, estarei pronto em qualquer ocasião, para cumprir

com este dever. Colocando-o acima do meu bem estar e interesses pessoais, e o

cumprirei, PARA QUE OUTROS POSSAM VIVER !