COMANDOS

 Curso de Comandos de Força Aérea (CCFA)




O CCFA é realizado pela Força Aérea Brasileira (FAB) a cada dois anos e inclui oficiais e graduados do PARA-SAR e de outras Unidades de Infantaria do País, que são treinados para cumprir as ações de Reconhecimento Especial, Ação Direta e Contraterrorismo.

O CCFA, que tem por objetivo capacitar o militar para o desempenho das atividades de operações especiais, tem a duração de 13 semanas e percorre os mais variados ambientes operacionais do País: selva, mar, montanha, pantanal, área urbana e rural, entre outros.

O curso é realizado em cinco fases.

A primeira fase, de Nivelamento Tático, engloba instruções de natação utilitária, lutas, navegação terrestre, comunicações, armamento e tiro, planejamento de missão, entre outras.

Durante a Fase de Consolidação são transmitidos conhecimentos na área de armamento especializado, tiro tático, planejamento de missões especiais, operações de inteligência e de apoio à informação.

As outras etapas são realizadas no Rio de Janeiro (RJ), onde os militares vão ter instruções em área de montanha, de contraterrorismo e de combate em área de risco, entre outras.

Em seguida, os militares seguem para Manaus (AM), a fim de realizar operações na selva, e, por último, recebem instruções em Ladário (MS), que fica na região do Pantanal.

Os futuros comandos estarão aptos a comporem os Destacamentos Operacionais do Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento (PARA-SAR), visando ao cumprimento das ações de Força Aérea previstas na missão do Esquadrão.



ORAÇÃO DOS PARACOMANDOS

 

Ó DEUS!
DAI-ME A IMPETUOSIDADE PARA SALTAR,
A CORAGEM PARA RESGATAR,
A OUSADIA PARA INFILTRAR,
A DESTREZA PARA DESTRUIR,
E A FORÇA PARA RETORNAR, QUANDO POSSÍVEL.
PARACOMANDOS!